Saep DF
Publicado: 7-jul-2010 - às 15:16


ALIANÇA POLÍTICA

Joaquim Roriz (PSC) e Arruda (sem partido) voltam a se unir pelo GDF

Fonte: Blog do Murilo de Aragão

Matéria do Valor Econômico mostra que quatro anos depois de romperem, Joaquim Roriz (PSC) e José Roberto Arruda voltam a se alinhar politicamente na tentativa de retomar o controle do governo do Distrito Federal.

Arruda, que teve seu mandato de governador cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), renunciou para não perder os direitos políticos e passou 60 dias preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, acusado de chefiar a quadrilha desmontada pela Operação Caixa de Pandora.

Ele convenceu o deputado Alberto Fraga (DEM) a desistir da candidatura ao governo local e coligar-se com Roriz, disputando uma vaga para senador. Outros personagens da história recente de Brasília também reaparecem nessas articulações políticas.

A mulher do ex-vice-governador Paulo Octávio - também envolvido na Operação Caixa de Pandora -, Ana Cristina Kubitschek, neta de Juscelino, será suplente de Fraga.

Além disso, o senador cassado Luiz Estevão - que em 2014 concluirá sua pena de inelegibilidade e poderá concorrer novamente a cargos eletivos - articula para ser o tesoureiro oficial da campanha de Roriz.

Há duas semanas, quando o Supremo Tribunal Federal ainda não havia se decidido contra a intervenção no Distrito Federal - alegando que a corrupção endêmica na cidade já havia sido debelada pelo próprio funcionamento das instituições locais - Fraga disse que seria candidato ao governo.

Confirmou que pedira apoio de Arruda para herdar as bases eleitorais do ex-governador e que ele teria apoiado a ideia.

"Mas eu fiquei sem o PPS, que resolveu coligar-se com o PT. Não iria para uma candidatura de sacrifício com apenas um minuto e meio no horário eleitoral", disse Fraga.