ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Brasília ganha moeda e selos comemorativos pelo seu cinquentenário
Artigos representariam estabilidade econômica e crescimento da Capital
Brasília completou, nesta quarta-feira (21), 50 anos e recebeu um presente especial, que registrará para sempre a festa do cinquentenário na memória de todos os brasileiros.
Os selos e a moeda comemorativos, lançados na manhã de quarta, no Museu da República, fazem uma alusão ao crescimento da cidade, o amadurecimento como a Capital do Brasil e à estabilidade da moeda brasileira, decorrente dos baixos índices de inflação registrados e o aumento no número de empregos.
As observações foram feitas pelo secretário executivo do Banco Central, Isaac Sidnei Menezes Ferreira, que representou a instituição na solenidade de lançamento da moeda comemorativas.
“Nos últimos seis anos a inflação esteve na média estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e isso representa o crescimento do número de empregos no país, a estabilidade e fortalecimento da moeda nacional, o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros, o que significa crescimento da economia no Brasil”, discursou.
Ele informou também que os índices de crescimento econômico no país passaram de 2,4%, registrados nos anos de 1980 a 1982, para 4,8% nos anos de 2004 a 2008.
A estimativa de crescimento para o ano de 2010 é de 6,0%, segundo Ferreira, e as reservas internacionais do país passaram de R$ 15 bilhões, em 2003, para mais de R$ 240 bilhões, o que significa que o Brasil enfrentou bem a crise financeira mundial.
“A sociedade já percebe os ganhos decorrentes da estabilidade da moeda e é neste sentido que o Banco Central participa hoje (ontem) da solenidade de lançamento da moeda comemorativa dos 50 anos de Brasília. Parabéns aos brasileiros e a todos os brasilienses”, afirmou o secretário executivo do Banco Central.

