SAÚDE PÚBLICA
O Cravo e a Rosa: programa de educação sexual completa 4 anos
O projeto O Cravo e a Rosa, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), comemora quatro anos, nesta terça-feira (30).
A ginecologista obstetra e especialista em adolescente, Débora de Paulo, realizou palestra neste dia abordando métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis (DST´s e AIDS).
Subordinado a Subsecretaria para Assuntos da Criança Adolescente e Juventude (Subjuv), o projeto O Cravo e a Rosa foi criado com o intuito de prevenir a gravidez precoce e indesejada e alertar sobre as doenças sexuais.
Ainda tem como objetivo suprir as necessidades e dúvidas na área da educação sexual, com uma linguagem própria e acessível. O programa atende crianças e adolescentes de 10 a 19 anos.
Para o projeto atender seus objetivos, a Sejus criou um ponto de referência onde crianças e adolescentes possam tratar do assunto junto a especialistas.
Funciona na Ceilândia Norte, onde eles recebem informações de profissionais, cedidos pela Secretaria de Saúde, sobre planejamento familiar, prevenção contra abortos clandestinos, DSTs e como aumentar a autoestima.
Ainda contam com atendimento ginecológico, independente de terem ou não iniciado na atividade sexual.
Segundo o subsecretário para Assuntos da Criança Adolescente e Juventude, Todi Moreno, as escolhas e atitudes nesta fase da vida poderão interferir para sempre no futuro dos adolescentes.
"O conhecimento e a informação são importantes nesta etapa. Por isso, é fundamental oferecer a essa faixa etária um atendimento prático e específico com qualidade", afirma Todi.

