Saep DF
Publicado: 16-abr-2014 - às 17:8


EDUCAÇÃO

Exame Internacional Pisa: rotina de erros leva a nota vermelha, no Brasil

Intensidade com que os problemas atrapalham aprendizado em escolas brasileiras é maior que média dos países da OCDE em todos os itens da pesquisa

Fonte: Fitrae

Uma pesquisa com diretores de escolas que participaram da última edição do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2012 sugere explicações para o mau desempenho do Brasil, que ficou entre as 10 últimas posições na lista de 65 países pesquisados.

Cerca de 800 diretores de escolas brasileiras responderam a um questionário com 19 perguntas, como parte do exame. A intensidade com que os problemas atrapalham o aprendizado nas escolas brasileiras é maior do que a média dos países da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) em todos os itens da pesquisa. Para 24,57% dos diretores de escolas nacionais, interrupções de estudantes atrapalham muito o aprendizado.

A maioria dos itens tem uma relação forte com o aprendizado. Por exemplo, nos países que relatam que há muito problema de atraso dos alunos, a proficiência é mais baixa. Naqueles que relatam que acontece pouco, a proficiência é mais alta - compara Martins Faria.

Não são só esses fatores que determinam a qualidade da educação. Mas para todos os países há esta tendência: resultados baixos (em matemática, leitura e ciências) nas escolas em que os diretores relatam a maior incidência de um problema, e resultados altos onde relatam menos. Em várias perguntas isso aparece. As questões de clima escolar estão muito ligadas aos resultados do aprendizado - diz ele.

Diretora adjunta do mesmo colégio, a professora de língua portuguesa Cristiane Vera Cruz acredita que a evasão escolar é um dos maiores entraves ao aprendizado. No Brasil, 15,85% dos diretores disseram que esse problema atrapalha muito, mais que o dobro nos países da OCDE (7,01%).

Ministro da Educação anuncia meta de duplicar Ensino Médio Inovador Apesar dos maus resultados explicados pelo questionário do Pisa, a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) veem avanços no aprendizado dos estudantes.