Saep DF
Publicado: 2-jul-2013 - às 19:28
Atualizado: 10-jul-2013


BANDEIRAS DE LUTA

CTB se mobiliza e realiza atos em aeroportos de todo o país

SAEP fortalece ato no aeroporto de Brasília. Acesse a Carta Aberta aos Parlamentares e à sociedade

Fonte: Portal CTB

CTB-DF

Diretora do SAEP, Merilene Rodrigues (E), e parte dos dirigentes que participaram da manifestação no DF

As seções estaduais da CTB se mobilizaram nesta terça-feira (2) e realizaram manifestações nos aeroportos de diversas capitais brasileiras, com o propósito de dialogar com a sociedade e com representantes da Câmara dos Deputados a respeito das principais bandeiras de luta da classe trabalhadora.

A iniciativa da CTB visou fortalecer o momento de mobilização pelo qual passa o Brasil e alertar o Congresso Nacional e o governo para a importância de se avançar rumo a um novo projeto de desenvolvimento com soberania, democracia e valorização do trabalho.

Durante as manifestações, foi distribuída uma Carta Aberta aos Parlamentares e à Sociedade, com as bandeiras defendidas pelo conjunto das centrais sindicais e dos movimentos sociais. Clique aqui para ler a íntegra do documento.

Em todas as cidades, os manifestantes também chamaram a atenção para o Dia Nacional de Lutas e Paralisações, marcado para 11 de julho, nos 27 estados da Federação e com a participação de todas as centrais sindicais e dezenas de movimentos sociais.

Brasília
No Distrito Federal a mobilização aconteceu no aeroporto Juscelino Kubitschek com a distribuição da Carta Aberta, conscientizando a População e os Parlamentares que desembarcavam no Aeroporto Internacional de Brasília.

O protesto contou as presenças das entidades filiadas e com o presidente da CTB/DF, Moysés Leme;
Mário Lacerda, presidente do Sindicato dos Auxiliares em Estabelecimentos Particulares de Ensino no DF (SAEP-DF); Merilene Rodrigues, diretora do SAEP-DF; Wilma Simão de Lima, presidente do Sindicato dos Cuidadores de Pessoas Idosas do DF; Givaldo de Souza, secretário da Saúde do Trabalhador da CTB/DF; Paulo Vinicius, secretário Geral da CTB/DF e secretário nacional da Juventude; Samara Nunes, presidente da Asbrale-DF; Raimundo Valdir, presidente do Sindicato dos Padeiros e Confeiteiros do Distrito Federal; Santa Alves, assessora do deputado federal Assis Melo; e as companheiras Leidimar Rodrigues Silva, Ana Paula Medanha e Márcia Amarília do escritório da CTB Nacional.

Na luta
São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Salvador também deram início aos protestos logo pela manhã de terça (2). Na capital paulista, cerca de 40 dirigentes sindicais se posicionaram em frente a um dos portões de entrada do Aeroporto de Congonhas.

Com um carro de som, faixas, bandeiras e panfletos, os cetebistas procuraram explicar à população suas reivindicações e a importância de lutar por mais avanços para o país.

Onofre Gonçalves, presidente da CTB-SP, afirmou que tanto o governador Geraldo Alckmin, quanto o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, e a presidenta Dilma Rousseff têm muito a ouvir da classe trabalhadora.

"Nós estamos aqui dando o nosso recado aos governantes, de forma ordeira a pacífica. No dia 11, com todas as centrais, certamente todos eles vão nos ouvir e analisar com mais atenção a pauta da classe trabalhadora", disse.

Em Porto Alegre, a militância se posicionou próxima ao Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho. Cerca de 30 manifestantes se reuniram às 5h da manhã para dar início a uma caminhada rumo ao setor de embarque.

Em Fortaleza, cerca de 40 trabalhadores bancários, comerciários e da saúde, entre outras categorias, se mobilizaram no Aeroporto Pinto Martins a partir das 5h, para distribuir os panfletos com a Carta Aberta.

Em Belo Horizonte, dirigentes da CTB fizeram uma panfletagem no Aeroporto de Confins. Durante cerca de duas horas, os sindicalistas conversaram com passageiros e funcionários para expor suas bandeiras de luta.

Na Bahia, o ato aconteceu no aeroporto Luiz Eduardo Magalhães e reuniu cerca de cem sindicalistas, com destaque para a participação de metalúrgicos, comerciários, aeroviários e representantes do movimento estudantil.

Os manifestantes fizeram a distribuição da Carta Aberta e de pimentas à população. "Vamos apimentar o Congresso Nacional para colocar na pauta os projetos de interesse da nação", destacou Wilmar Santos, líder estudantil. Após o ato, os trabalhadores saíram em caminhada pelo saguão do aeroporto.