Saep DF
Publicado: 28-mar-2016 - às 13:3


AÇÃO SINDICAL

SAEP discute demandas com trabalhadores na Unip

Dentre as questões abordadas, estiveram em pauta cumprimento da CCT e reivindicações da campanha salarial

Na véspera de Sexta-Feira da Paixão, na quinta-feira (24), o SAEP se reuniu com os auxiliares da Universidade Paulista (Unip) para tratar de vários assuntos que foram abordados na conversa entre o diretor geral da instituição e o Sindicato. Aproximadamente 40 trabalhadores compareceram à reunião.

 

A presidente do SAEP, Suéllen Carina, e a diretora Jurídica, Fátima Cristina, dirigiram as discussões. Suéllen Carina ao dar início à conversa com os trabalhadores explicou as razões da realização daquele encontro. Ela apresentou a nova direção do Sindicato e explicou que aquela era a primeira reunião do SAEP com trabalhadores da Unip. A presidente lembrou ainda que o Sindicato fez manifestação na porta da instituição contra as demissões em massa e em defesa dos auxiliares de educação da universidade.

 

Fátima Cristina, por sua vez, ao iniciar sua fala, explicou a importância dos trabalhadores se filiarem ao Sindicato para fortalecer a luta de toda a categoria. "Sem isso, a disputa com os empregadores fica muito desigual", completou.

 

CCT descumprida

O encontro foi agendado a partir de demandas dos trabalhadores, que fizeram denúncias ao SAEP sobre o não cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) no que diz respeito à bolsa de estudo para os funcionários, cuja instituição não está cumprindo. O Sindicato, por sua vez, se reuniu com o diretor da Unip, Geraldo Magela, para cobrar essa demanda.

 

Na reunião com os trabalhadores, na quinta-feira, foi confirmado que até o presente momento nenhum funcionário está usufruindo desse direito garantido pela Convenção Coletiva. Uma nova reunião será realizada para tratar da concessão desse benefício.

 

Campanha salarial e auxílio alimentação

Entre outras questões discutidas, o SAEP explicou alguns elementos da campanha salarial deste ano e asseverou que o foco será aumentar o auxílio alimentação dos trabalhadores do ensino superior, que hoje é R$ 10 por dia de trabalho.

 

A reunião foi muito proveitosa e terminou com vários trabalhadores filiados ao Sindicato.

 

Ficou definido o dia 8 de abril, às 14 horas, para a realização de novo encontro com os trabalhadores da Unip, com o compromisso de triplicar o número de participantes.