DIREITO DO CLIENTE
Bancários lançam guia para orientar consumidores sobre abusos
Segundo dados divulgados pelo Banco Central e pelo Procon, os bancos figuram no topo da lista das instituições com maior número de reclamações dos consumidores
O Sindicato dos Bancários de Brasília lança, nesta terça-feira (19), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), o guia "Os bancos e você - Como se defender dos abusos dos bancos", publicação que traz informações sobre os direitos dos clientes dos serviços bancários.
O lançamento vai ser no Teatro dos Bancários, na sede do Sindicato - EQS 314/315 - Asa Sul - às 19h, e vai contar com a presença de representantes do Idec e da Contraf-CUT.
"Trata-se de mais uma contribuição do Sindicato para a defesa dos direitos do consumidor dos serviços e produtos bancários", resume o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, acrescentando que a luta da entidade engloba também a prestação de serviços à sociedade, como é o caso de uma iniciativa como essa.
Segundo dados divulgados pelo Banco Central e pelo Procon, os bancos figuram no topo da lista das instituições com maior número de reclamações dos consumidores, relacionadas principalmente à qualidade do atendimento - resultado direto da carência de bancários, notadamente nas agências.
Outro problema sério é a cobrança abusiva de tarifas por serviços prestados e as elevadas taxas de juros cobradas.
O guia traz orientações sobre como escolher o banco e cuidados na abertura e encerramento de contas e esclarecimentos sobre serviços como movimentações, pagamentos, cheques, cartões e tarifas, por exemplo, além de informações sobre aplicações financeiras.

