Saep DF
Publicado: 11-jun-2010 - às 15:50


EDUCAÇÃO

Inscrições para o Enem serão abertas no dia 21 e vão até 9 de julho

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 serão abertas no próximo dia 21 e poderão ser feitas, exclusivamente pela internet, até 9 de julho.

As provas serão realizadas em 6 e 7 de novembro sob um forte aparato de segurança coordenado pela Polícia Federal e com a participação das Forças Armadas e das secretarias estaduais de segurança pública.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Soares Neto, diz que o governo tomará todas as precauções para evitar que se repitam os problemas do ano passado, quando o roubo de uma prova, dentro da gráfica onde era feita a impressão, obrigou ao adiamento do exame e impôs enormes prejuízos ao governo, a estudantes e a instituições de ensino.

Uma dessas precauções é a contratação direta, sem licitação, dos serviços gráficos deste ano, o que está sendo negociado com o TCU.

"A dispensa de licitação é possível porque o Enem se tornou uma prova de seleção para as universidades. Existe um entendimento de que, para um concurso público de seleção, o Estado pode contar com o serviço de instituições que tenham a experiência necessária para fazer a prova", explicou Neto.

O restante do esquema já está definido: o Inep será o responsável pela elaboração das provas. A distribuição será feita pelos Correios, com o esquema de segurança que contará com as Forças Armadas e os efetivos estaduais a partir de convênios.

A aplicação e correção da prova será de responsabilidade do consórcio formado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília e a Fundação Cesgranrio.

O exame também terá o mesmo formato da edição anterior, com provas de ciências da natureza, ciências humanas, português e matemática, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

O valor da taxa de inscrição foi mantido em R$ 35,00, o mesmo do ano passado. Os alunos de escolas públicas estão isentos do pagamento.