Saep DF
Publicado: 31-jul-2009 - às 13:10


RESUMO DA SEMANA

Crise no Senado se agudiza e Lula muda discurso em relação a Sarney

Por: Marcos Verlaine*

Na semana que antecede ao retorno das atividades do Congresso - em 3 de agosto - a crise no Senado se agudiza e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva muda discurso em relação ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB/SP).

Sobre a crise no Senado, que enreda o presidente da Casa José Sarney (PMDB/AP) e compromete a agenda de votações, o presidente Lula disse que não votou no Sarney e, portanto, quem tem que resolver o problema são os senadores.

Copom (Comitê de Política Econômica) do Banco Central divulga ata da última reunião em que reduziu a Selic em 0,5% e sinaliza que faze de redução de juros chegou ao fim.

Juros
O Banco Central promete adotar uma linha mais "
cautelosa" na condução da política monetária e informa que chegou a considerar a possibilidade de interromper, já na semana passada, a trajetória de queda da taxa básica de juros (Selic) iniciada em janeiro.

No mercado financeiro, as apostas agora são que os juros não voltam a cair tão cedo.

Cotas raciais
Em parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se pela
rejeição da ação ajuizada DEM que questiona o sistema de cotas raciais instituído pela Universidade de Brasília (UnB).

Segundo o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a própria Constituição Federal consagrou expressamente as políticas de ação afirmativa "em favor de segmentos sociais em situação de maior vulnerabilidade".

Desfalque
O economista Bernard Appy
deixará o Ministério da Fazenda depois de quase sete anos de trabalho, período em que foi secretário Executivo, secretário de Política Econômica e, ultimamente, ocupava o cargo de secretário Extraordinário de Reformas Econômico-Fiscais.

6º Congresso da Força Sindical
A central encerra seu 6º Congresso hoje e elege
nova direção. O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT/SP) será reconduzido à presidência da entidade. O congresso começou na última quarta-feira (29).

(*) Jornalista, analista político e assessor parlamentar do Diap