Saep DF
Publicado: 29-jul-2009 - às 17:2
Atualizado: 2-ago-2009


ANIVERSÁRIO

16 anos: parabéns Recanto das Emas

Muita festa e bolo de 16 metros e 160 quilos fizeram parte das comemorações, nesta terça-feira (28), do aniversário de 16 anos do Recanto das Emas. A comemoração, que aconteceu ao lado do Restaurante Comunitário na quadra 206/300, reuniu vários moradores e admiradores da cidade

Fonte: Com Tribuna do Brasil

Recanto das Emas, depois de ter deixado de ser um simples assentamento, passou a receber investimentos do Governo. Atualmente, a cidade tem cerca de 160 mil moradores.

Uma cidade ainda adolescente, com comércio em expansão, diversos programas sóciais foram desenvolvidos para que a comunidade participasse, além de investimentos em infraestrutura.

Em tão pouco tempo a cidade cresceu e com ela o comércio, que é considerado o mais desenvolvido do Distrito Federal, pois as pessoas não precisam sair da cidade para trabalhar e nem comprar nenhum tipo de produto.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em 2007, foi a cidade que mais ofereceu vagas de emprego.

De acordo com o administrador Stênio Pinho, os maiores investimentos da Cidade foi o termino do asfalto, a substituição das escolas de madeira por alvenaria, a instalação de postos comunitários e projetos para a saúde.

História
O Núcleo Urbano Recanto das Emas foi criado em 1992. Foram entregues cerca de 20 mil lotes semi-urbanizados com 150 metros quadrados cada.

O projeto de assentamento, no início, era para beneficiar 160 mil pessoas.

Em 28 de julho de 1993, por meio da Lei Distrital nº 510, virou Região Administrativa Recanto das Emas - RA XV. 

A área era ocupada por pequenas chácaras e possuía grande quantidade da planta característica do cerrado ´canela de ema´, além de possuir um sítio chamado "Recanto" dando origem ao nome Recanto das Emas.

Atualmente, conta com 59 quadras - todas com rede de esgoto, energia elétrica e asfalto. São 24 escolas, 35 quadras poliesportivas, bibliotecas, brinquedoteca, duas faculdades, dois postos de saúde, que trabalham com cinco equipes da Saúde da Família em áreas rurais e urbanas.

A segurança da cidade tem sido reforçada com cinco postos comunitários, 18º Comando de Polícia Militar Independentes, 27° Delegacia de Polícia Civil e Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar.

Segundo os moradores, a cidade teve investimentos, mas é preciso focar na área de saúde.

A agente de saúde, Simone Maria Lima Uchoa, 51 anos, foi uma das primeiras a receber lotes e mora na cidade desde 1994 e disse não trocar o Recanto das Emas por nenhuma outra região do DF.

"Aqui temos tudo que precisamos. O comércio é considerado o melhor do DF, os vizinhos são acolhedores, a segurança está muito boa. Mas a saúde deixa muito a desejar. Precisamos de mais investimentos nessa área, porque a nossa população está crescendo cada vez mais", disse.

Segundo a assessoria da Administração, a Codeplan deve abrir concorrência pública, ainda este ano, para a construção do hospital do Recanto das Emas, com 280 leitos.