Saep DF
Publicado: 11-mai-2009 - às 17:10


CAFÉ COM O PRESIDENTE

Lula diz que não há motivo para pânico por causa de nova gripe

Fonte: Congresso em foco

arquivo

O presidente Lula disse nesta segunda-feira (11), em seu programa semanal de rádio, que não há motivo para pânico no Brasil por causa do registro dos oito primeiros casos da gripe suína, rebatizada de influenza tipo A. Lula afirmou que tem conversado duas vezes ao dia sobre o assunto com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e que o governo tem tomado todas as providências para evitar que a nova gripe se alastre pelo país.

"Não existe possibilidade de pânico e nem deve ter pânico, o que as pessoas devem ter é cuidado e isso o Ministério da Saúde está trabalhando junto com as secretarias estaduais para evitar que haja um mal maior no Brasil. Estamos cuidando dos aeroportos, dos portos. A entrada de pessoas aqui está sendo bem fiscalizada", disse o presidente.

Lula também lamentou as cerca de 40 mortes ocorridas no Nordeste nos últimos dias por causa das enchentes. O presidente cobrou dos governadores dos estados mais atingidos pelas chuvas um levantamento sobre a situação das regiões alagadas. Essas informações, segundo ele, são fundamentais para o sucesso de parcerias do governo federal com os estaduais.

"Num primeiro momento, é preciso que a gente cuide de tirar as pessoas dos lugares que estão alagados, depois a gente cuide de garantir a alimentação das pessoas, depois a gente cuide da saúde e só quando a água baixar é que a gente vai poder então começar o processo de construção das obras que a chuva estragou: estradas, pontes, ou seja, as casas que foram inundadas".