Saep DF
Publicado: 8-mai-2009 - às 15:15
Atualizado: 10-mai-2009


REPRESENTAÇÃO SINDICAL

1° Seminário: encontro é uma vitória dos auxiliares

“Esse é um momento relevante para unir e fortalecer as lutas da categoria, além de afirmar a importância da representação sindical”, diz a presidente do Sindicato

SAEP

O 1º Seminário de Valorização dos Auxiliares de Administração Escolar teve por objetivo debater os fundamentos das propostas que compõem as cláusulas da campanha salarial de 2009. A primeira que a atual direção do Sindicato conduz, após a fundação da entidade, em 2005.

O evento debateu ainda os cenários econômico, político e sindical, a fim de situar o segmento no debate, cuja relação é econômica, política e também leva em consideração o nível de organização e intervenção da categoria nesse momento de definições das convenções coletivas de trabalho.

O seminário foi o maior evento da categoria "não convocado pelos patrões", como disse o representante da CEA (Confederação dos Educadores Americanos), Wellington Teixeira Gomes.

Após a apresentação do Hino Nacional, a presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva, agradeceu a presença dos convidados que compuseram a mesa dos trabalhos e também destacou o empenho dos representantes das instituições no evento.

Ela ainda, da luta da categoria para criar uma representação sindical e a importância da realização do seminário para os trabalhadores em estabelecimentos de ensino.

"Esse é um momento relevante para unir e fortalecer as lutas da categoria, além de afirmar a importância da representação sindical", ressaltou a presidente.

Sinproep
Em seguida, Trajano Jardim, do Sinproep, afirmou que as dificuldades dos auxiliares são as mesmas dos professores.

"Temos os mesmos patrões, a exploração é a mesma. Só vamos conseguir avançar nessa luta se estivermos unidos, para encontrar formas de trabalho e salário dignos", destacou o representante dos professores.

Fitee
Para Wellington Teixeira Gomes, da Fitee, e representante da CEA, a realização do Seminário afirma a importante vitória que foi a fundação do SAEP.

"Estou muito feliz com essa mobilização. Em 50 anos, é a primeira vez que os auxiliares de Brasília se reúnem nessa proporção e sem ser convocados pelos patrões", disse Gomes, além de saudar os participantes pela presença no evento.

Momento oportuno para o debate
O membro da Comissão Política do PCdoB, Alan Bueno, parabenizou o Sindicato dos Auxiliares por realizar o Seminário neste momento muito oportuno de crise econômica mundial.

Fato este que tem gerado tanto desemprego. "Muitos empregadores utilizam a crise para não repassar aumento salarial. Essa crise não é responsabilidade dos trabalhadores, eles não devem pagar pela crise", disse o representante.

Bueno ressaltou também a importância da categoria se manter unida e lutar contra a tentativa dos capitalistas de transferir os prejuízos da crise para os trabalhadores.

E acrescentou, "o discurso do trabalhador tem que ser: ´nós queremos aumento salarial porque, assim, a economia do Brasil gira e combatemos a crise no país´."

CTB
Pela CTB, Moysés Leme da Silva, falou sobre a formação que os auxiliares vão adquirir no evento, das lutas da categoria para mudar o piso salarial e pela redução da jornada de trabalho.

"Vamos ter que trabalhar bastante para isso. Tudo vai ser possível, vejo muito otimismo nesse Seminário. É assim que vamos avançar", explicou Silva.

Moysés ressaltou ainda que a Central dos Trabalhadores está à disposição para apoiar a luta da categoria.

Fitrae
O representante da Fitrae, Alberto de Oliveira Ribeiro, questionou os participantes. "Todo mundo está feliz no trabalho?". A resposta do plenário não poderia ser outra, "NÃO".

Ribeiro lembrou que, a maioria das pessoas passa grande parte do dia no trabalho. "É aí que começa nossa luta, ninguém gosta de trabalhar infeliz". E concluiu com uma frase do filósofo Karl Marx: "só juntos conseguiremos encontrar o bem comum para encontrar a felicidade".

Contee
José Roberto Torres Machado, da Contee, falou sobre a importância dos auxiliares na base participarem dos trabalhos do Sindicato.

"Normalmente, o trabalhador só procura o sindicato uma vez por mês ou quando tem algum problema para resolver", lamentou Machado.

O representante, ainda, esclareceu sobre a diferença entre a nomenclatura auxiliar de administração e técnico administrativo que, quem determina é a Consolidação das Leis do Trabalho.

Continuação dos trabalhos
José Roberto, da Contee, vai conduzir o primeiro debate na parte da tarde, e explicar o andamento das negociações salariais de 2009, da categoria.

Depois das apresentações dos representantes das entidades sindicais convidadas, aconteceu o 1º Painel do Seminário, com o tema "Elementos para a formulação das propostas do SAEP apresentadas aos patrões".

O expositor é o técnico de pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Haroldo Fernandes Filho.

Convidados
O 1º Seminário dos Auxiliares de Administração Escolar das Escolas Particulares de Brasília teve início na manhã desta sexta-feira (8).

A mesa de abertura contou com a presença de representantes do SAEP, Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Fitee (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), CEA (Confederação dos Educadores Americanos), Fitrae/BC (Federação Interestadual dos trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central), Sinproep (Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal), e do PCdoB (Partido Comunista do Brasil).