Saep DF
Publicado: 29-abr-2009 - às 19:17
Atualizado: 30-abr-2009


CAMPANHA SALARIAL

SAEP discute com empregadores pauta de reivindicações

Representantes do Sindicato e comissão das mantenedoras definem calendário de negociação. Dieese realiza pesquisa para saber impacto real nas instituições da crise econômica mundial

SAEP

Diretoria do SAEP em negociação salarial com a comissão das mantenedoras

A diretoria do SAEP se reuniu nesta terça-feira (28), na sede do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal (Sindepes/DF), com a comissão das mantenedoras, formada por representantes das instituições, para a primeira rodada de negociação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2009.

No encontro, a pauta, que já havia sido enviada para a comissão de negociação, foi discutida pelos representantes e ressaltados itens de extrema importância para a categoria. O advogado do Sindepes e representante da comissão, Roberto Esteves Lima, insistiu para diminuir as exigências. "A pauta está extensa, cheia de reivindicações de cunho social e econômico", argumentou o advogado.

"Talvez seja por isso que tantas instituições passam por problemas financeiros e administrativos. Tratam os trabalhadores como mercadoria", questionou Maria.

Além da presidente do Sindicato, participaram da reunião a vice-presidente, Marilene Alves do Nascimento, a diretora de comunicação, Dayana Alves de Lima, e o diretor financeiro, Idenes de Jesus Sousa.

Reajuste mínimo
A comissão das mantenedoras apresentou, apenas, a proposta de reajuste salarial de 5,5% e manter as cláusulas da atual Convenção Coletiva de Trabalho. Alegaram, ainda, a crise econômica mundial como dificuldade para negociar.

Entretanto, a presidente do Sindicato disse que foi feito um levantamento sobre as reivindicações, para saber das possibilidades de serem atendidas. "Fizemos a pesquisa das cláusulas econômicas, por isso as colocamos", ressaltou a presidente.

Pesquisa do Dieese
O assessor técnico, Haroldo Pereira Fernandes Filho, e o economista, Sérgio Lisboa Santos, representantes do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), também acompanharam a negociação.

Para a próxima reunião, os representantes do Dieese vão realizar uma pesquisa do setor de educação superior para saber o real impacto da crise. Será feito um estudo sobre o número de alunos e a arrecadação das instituições, que tiveram aumento nas mensalidades.

Calendário de negociação
No encontro desta terça-feira (28), a comissão das mantenedoras e o SAEP definiram um calendário de negociação. As próximas reuniões serão nos dias 5, 12, 19 e 26 de maio, na sede do Sindepes/DF.

As propostas apresentadas pela categoria serão levadas à assembléia dos empregadores. Depois disso, discutidas novamente na mesa de negociação com o Sindicato.