Saep DF
Publicado: 11-ago-2014 - às 16:40


AVANÇOS SOCIAIS

Presidente faz balanço das melhorias para juventude nos últimos anos

No Pronatec, por exemplo, 67% dos alunos são jovens entre 15 e 29 anos

Fonte: Portal Vermelho

Esta semana, em todo o país, é celebrada a semana da Juventude. A partir desta segunda-feira (11), Dia do Estudante, a presidente Dilma Rousseff participa de encontro com a juventude, em São Paulo (SP), ao mesmo tempo em que acontecem mobilizações em comemoração à data por todo país.

Devido à política de inserção social, nos últimos anos, o governo tem possibilitado que os jovens de todo país vivam melhor e se insiram mais rápido no mercado de trabalho.

Atualmente, o Brasil tem 51 milhões de pessoas entre 10 e 24 anos, que somam 37% da população. No Brasil governado pelo PT e seus aliados, nos últimos 12 anos milhões de jovens brasileiros cresceram em melhores condições do que seus pais. Neste período, o Governo Federal se tornou parceiro da juventude, proporcionando-lhe educação, saúde e mais oportunidades no mercado de trabalho.

Para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esta revolução só foi possível porque o Brasil sextuplicou o montante destinado à educação – de R$ 18 bilhões, em 2002, para R$ 112 bilhões, em 2014, um crescimento real de 223%.

“Uma grande parte da elite não gostava que a juventude estudasse. Estamos fazendo todos os reparos e todos os investimentos que não foram feitos em educação nos séculos 19 e 20 no Brasil”, disse Lula em vídeo de uma série sobre juventude e política, produzida pelo instituto que leva seu nome.

Os governos Lula e Dilma expandiram a rede federal de escolas técnicas, garantindo formação técnica e profissional aos jovens de todo o País. De 1909 a 2002, ou seja, em quase 100 anos, foram construídas no Brasil 140 escolas técnicas. E em apenas 12 anos, ao longo dos governos Lula e Dilma, foram construídas 422 escolas técnicas. Atualmente, há no Brasil 562 escolas técnicas profissionalizantes, localizadas em 507 municípios.

A esse esforço de expansão da rede federal de escolas técnicas, soma-se o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 864 tipos de cursos – 220 técnicos e 644 de formação inicial e continuada – realizados em escolas técnicas federais e nas unidades do Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat).

No Pronatec, 67% dos alunos são jovens entre 15 e 29 anos. Os cursos profissionalizantes permitem que os jovens entrem mais rapidamente no mercado de trabalho.