06/10/2008 A 10/10/2008
Câmara adia votação de MP por falta de quorum; pauta está travada
Senado delibera sobre matérias pacíficas; líderes ainda não definiram pauta pós eleições municipais
No primeiro dia útil do Congresso depois do primeiro turno eleitoral, a Câmara e o Senado ainda não definiram que pauta votar. A agenda da Câmara está travada por três medidas provisórias, mas os líderes ainda não têm definição de uma agenda pós-eleição. No Senado houve votações, mas apenas de proposições pacíficas e, também, os líderes partidários não definiram uma pauta para votar.
Os trabalhos no Congresso foram retomados, mas ainda haverá problemas para votar as matérias pendentes, sobretudo as mais polêmicas, pois os municípios das principais capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre – a eleição municipal só será definida em segundo turno.
Os presidentes das duas Casas legislativas agendaram votações para esta semana, mas as formalidades legislativas serão submetidas às regras dos imperativos políticos – eleições pendentes nos principais colégios eleitorais, falta de acordo para votar matérias no plenário, "ressaca" dos derrotados e necessidade de os vitoriosos começarem a programar a transição, pois a posse dos eleitos em 5 de outubro será no dia 1ª de janeiro de 2009.

