CAMPANHA SALARIAL 2012
Pauta de reivindicações do ensino superior é aprovada por unanimidade
Trabalhadores sugerem mobilizações durante as rodadas de negociação com o sindicato patronal. Veja os principais itens da pauta
DL/SAEP
Em reunião do SAEP com auxiliares de ensino do Distrito Federal, nesta terça-feira (27), no auditório da Universidade Paulista (Unip), os trabalhadores aprovaram por unanimidade a pauta de reivindicações da campanha salarial 2012 do ensino superior.
A proposta formulada pelo Sindicato foi apresentada pelos diretores do SAEP Mário Lacerda e Idenes de Jesus Sousa Cruz, e discutida com os participantes, que sugeriram ações de mobilização durante as rodadas de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
"Essa é a proposta do SAEP para ser negociada. Não significa que tudo que está aqui vai ser aprovado. Por isso, é importante a participação da categoria para pressionar pela aprovação das reivindicações", ressaltou Lacerda.
O documento, que será encaminhado para o sindicato patronal (Sindepes), contém mais de 70 cláusulas.
Entre os itens da proposta, as principais reivindicações da categoria são:
- Auxílio alimentação diário no valor mínimo de R$ 16;
- Cesta básica mensal;
- Plano de saúde;
- Auxílio creche;
- Redução da jornada e trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário;
- Fim do Banco Roubo de Horas ou, pelo menos, sua regulamentação;
- Extensão da bolsa de estudos para outras instituições de ensino;
- Dispensa para eventos (seminário e assembleia) do Sindicato;
- Curso de formação continuada; e
- Representante sindical por escola.
"O patrão não dá nem nunca deu nada para o trabalhador. Toda conquista é resultado de muita luta dos trabalhadores", destacou o diretor Mário Lacerda.
Durante mais de 1 hora de reunião, os diretores do SAEP, com os trabalhadores, discutiram estratégias de mobilização e apóio dos auxiliares dentro da própria instituição que trabalha.
"É importante ter o apoio e a participação de todos, pois a campanha não é só na mesa de negociação, é no local de trabalho também", disse Lacerda.
Ações da campanha
Sabendo da dificuldade dos auxiliares em sair do seu local de trabalho, a diretoria do SAEP, novamente este ano, irá fazer várias reuniões com os trabalhadores nas próprias instituições de ensino em que trabalham.
A próxima reunião para discutir e apresentar a pauta de reivindicações do ensino superior será na Universidade Católica de Brasília.
Convênio Masterclin
Também na reunião da última terça-feira (22), os representantes do Sindicato apresentaram a nova parceria do SAEP com a Masterclin, empresa que oferece serviços, por meio de mais de 300 parceiros, na área de saúde, alimentação, lazer e serviços em geral.
São beneficiados com o convênio todos os trabalhadores filiados ao SAEP e seus dependentes.
O auxiliar sindicalizado, além da carteirinha de filiado do Sindicato, recebe um cartão personalizado da Masterclin. Quem ainda não recebeu o cartão, procure um diretor do SAEP para adquiri-lo.
Para ter direito a este e todos os outros convênios basta se filiar ao Sindicato. Além de fortalecer a luta do SAEP por melhores condições de trabalho e emprego, você ainda aproveita todos os benefícios dos serviços disponibilizados.
Para se filiar clique aqui

