Saep DF
Publicado: 23-mar-2012 - às 15:38


SERVIÇOS BANCÁRIOS

Novo serviço permite quitar eletronicamente boletos vencidos

Para usar o serviço, no entanto, o cliente precisa se cadastrar gratuitamente como sacado eletrônico em todas as instituições financeiras em que tiver conta bancária

Fonte: Clicabrasília

Novo serviço da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promete facilitar a vida dos clientes que são obrigados a pagar um boleto vencido no banco que emitiu a cobrança.

O serviço chamado de DDA de Contas Vencidas permite que o consumidor pague a fatura de forma eletrônica, no banco que preferir. Mas atenção: o banco escolhido pelo consumidor também deve estar participando do DDA.

Segundo a Febraban, mais de 30 bancos já participam da iniciativa, dentre eles o Banco de Brasília (BRB), Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, Itaú e HSBC. 

Para usar o serviço, no entanto, o cliente precisa se cadastrar gratuitamente como sacado eletrônico em todas as instituições financeiras em que tiver conta bancária.

Com o serviço, os clientes se livram de perder tempo nas filas do atendimento do caixa presencial para ter o boleto atualizado, de acordo com os juros ou multa da cobrança.

A correção do valor deve  ocorrer automaticamente e será informado ao cliente por meio de correio eletrônico ou mensagem via celular.

Não é automático
O débito autorizado não é, porém,  automático. O consumidor deverá verificar quais boletos foram emitidos em seu nome e autorizar o débito em sua conta.

Poderá ser quitado qualquer tipo de boleto de cobrança bancária, como as contas de taxas de condomínio, planos de saúde, mensalidades escolares, assinatura de publicações e outros.

A Febraban estima que, com o novo serviço, 48 milhões de títulos vencidos sejam incluídos no DDA Contas Vencidas.

Segundo a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), 6% dos 19 milhões de boletos emitidos pelos bancos acabam sendo pagos nos bancos que o emitiram, devido o atraso no pagamento.

Quase 100% dos títulos em atraso são de pessoas jurídicas. Só 0,3% são de pessoas físicas,  profissionais liberais, tais  como advogados e médicos e que  utilizam o boleto bancário para cobrar por seus serviços.