Saep DF
Publicado: 2-jun-2017 - às 18:21
Atualizado: 26-jun-2017 - às 9:35


NA LUTA

Campanha Salarial de 2017

Até agora, o que o Sindepes admite é a possibilidade de repassar aos salários, a inflação do período (INPC: 3,99%) e prometem analisar melhorias nas cláusulas sociais. O Saep insiste em ganho real, em reajuste no auxílio alimentação, que faça frente aos preços praticados pelo comércio alimentício do DF, entre tantas outras cláusulas justamente reivindicadas.

Como o Saep tem afirmado em suas publicações, por meio eletrônico e em panfletos distribuídos aos funcionários e aos pais de alunos, a categoria dos auxiliares técnicos da educação privada no DF está em campanha salarial da data-base, 1º de maio.

Embora a Pauta de Reivindicações tenha sido entregue aos sindicatos patronais, Sinepe e Sindepes, desde o dia 31 de março de 2017, pouco se avançou, após várias rodadas de negociações.

Também, afirmamos em nossos comunicados que, historicamente, o discurso e os argumentos dos empresários da educação privada nas mesas de negociação, para negar salários compatíveis e condições de trabalho dignas, são sempre os mesmos: ora culpam governos, ora a economia, ora o Fies, ora a perda de alunos, etc. Este ano não poderia ser diferente. Embora, todos percebam como essas empresas crescem e se proliferam em cada esquina. De escolas passam a faculdades e de faculdades, muitas, rapidinho, atingem o status de universidade.

Ensino superior:

A 3ª rodada de negociações está prevista para o dia 6 de junho, próxima terça, às 15h30min na sede do Sindepes. Os auxiliares do ensino superior e o Saep esperam que o patronato apresente propostas concretas que signifiquem avanços para fazer frente aos baixíssimos salários praticados pelas instituições que atuam no ensino superior privado no Distrito Federal.

Até agora, o que o Sindepes admite é a possibilidade de repassar aos salários, a inflação do período (INPC: 3,99%) e prometem analisar melhorias nas cláusulas tidas como sociais. O Saep insiste em ganho real, em reajuste no auxílio alimentação, que faça frente aos preços praticados pelo comércio alimentício do DF, entre tantas outras cláusulas justamente reivindicadas. É preciso flexibilidade e boa vontade do setor empresarial.

Ensino básico:

Foi realizada a 6ª rodada, na sede do Sinepe, na manhã desta quinta-feira, dia 1 de junho. Apesar da insistência do Saep por reajustes salariais justos, e outras dezenas de reivindicações contidas na pauta entregue ao sindicato patronal, Sinepe, do Distrito Federal, não houve avanços significativos.

Eis a proposta patronal da 5ª rodada para assinatura da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), por 2 anos (2017/2019):

. Auxilio-alimentação 2017:  R$4,50

. Auxilio-alimentação 2018:  R$5,00

. Reajuste salarial 2017:  INPC (3,99%) + 0,5% de ganho real

. Reajuste salarial 2018:  INPC + 1,0% de ganho real

O Saep está visitando o máximo local de trabalho dos auxiliares, com distribuição de jornais contra a reforma trabalhista e da previdenciária, ao mesmo tempo em que distribui notas sobre os rumos da campanha salarial do ensino básico e do superior. Debatendo com aproximadamente 20 mil trabalhadores da categoria dos auxiliares, em creches, escolas, cursos de línguas, EJA, EAD, faculdades, universidades.

Toda novidade será comunicada a todas e todos (acompanhe nossa pagina  www.saepdf.org.br).