HOMENAGEM
Presidente Dilma recebe Prêmio Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz
Criado em 2001, a iniciativa leva o nome de uma das pioneiras do feminismo e líder na luta pelo direito de voto das mulheres
Agência Brasil
Ao homenagear nesta terça-feira (13) a presidenta Dilma Rousseff na entrega do Prêmio Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que, ao eleger uma mulher para a Presidência da República, o povo brasileiro adotou uma "posição ousada".
"A presença da mulher na política é fundamental para o país, para que ele alcance seus ideais de Justiça. Quero homenagear a presidenta Dilma que rompe um paradigma ao ocupar a Presidência da República e é orgulho para todos os brasileiros e brasileiras que reconhecem no seu governo sua grande liderança", disse Sarney no plenário do Senado.
Criado em 2001, a iniciativa leva o nome de uma das pioneiras do feminismo e líder na luta pelo direito de voto das mulheres.
O Prêmio Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz foi entregue pelo Senado a cinco mulheres que contribuíram para ampliar os direitos femininos na sociedade brasileira.
São elas: Dilma Rousseff, a primeira presidente do Brasil; Eunice Michiles, a primeira senadora; Ana Alice Alcântara Costa, professora da Universidade Federal da Bahia; Rosali Sacalabrin, secretária municipal da Mulher de Rio Branco (AC); e Maria do Carmo Ribeiro, viúva do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes.
No momento da entrega do prêmio à presidente Dilma, o senador José Sarney fez elogios à trajetória e a atuação de Dilma à frente do governo e ressaltou que "a causa das mulheres não está integralmente ganha". "Continuamos longe do ideal no corpo social e no trabalho", completou.
Com a entrega do Prêmio Bertha Lutz houve também sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.

