TRANSPORTE URBANO
Faixa exclusiva para ônibus na avenida W3 Sul a partir do dia 15
Diariamente, 180 ônibus passam pelo local, totalizando 2,4 mil viagens
A faixa exclusiva para ônibus na avenida W3 Sul já foi concluída. A partir do dia 15 de março a pista da direita na via será destinada para o tráfego de ônibus. A regra valerá para os dois sentidos da avenida e ao longo dos sete quilômetros.
A W3 Sul será a terceira via do Distrito Federal a ter um corredor exclusivo para o transporte público urbano. Além da avenida, outras cinco também já estão programadas para receber a faixa destinada aos coletivos, como as avenidas Hélio Prates e Elmo Serejo, o Eixo Monumental, a Via Estrutural e a BR 020.
No entanto, semelhante à campanha educativa na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), os primeiros dias da faixa exclusiva na W3 Sul serão destinados ao período de conscientização dos motoristas.
De acordo com o diretor técnico da autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Lúcio Lima, a implantação dos corredores destinados aos coletivos faz parte do conjunto de medidas para melhorar o sistema de transporte público no Distrito Federal.
Segundo ele, após a primeira e segunda experiência terem dado certo, a W3 Sul e a avenidas Hélio Prates são as próximas a contarem com as faixas exclusivas. “É um resultado prático e, além disso, o procedimento se refere a uma mudança de cultura, já que a intenção é sensibilizar a população para deixar o carro em casa”, explicou.
Segundo Lima, é necessário dar prioridade de melhorias ao transporte coletivo. De acordo com o diretor técnico, os usuários que dependem diariamente dos ônibus acabam convivendo com os problemas rotineiros do dia a dia, como veículos velhos e engarrafamentos.
“Não queremos que os condutores fiquem presos no trânsito, mas não são as faixas que irão causar os engarrafamentos. O transporte individual causa uma série de problemas, como congestionamentos e falta de estacionamento. A intenção é descongestionar o centro da cidade”, comentou.
A primeira via que teve a implantação do corredor exclusivo foi a EPNB desde o dia 27 de dezembro. Já a EPTG ganhou a faixa destinada aos coletivos no dia 31 de dezembro.

