Saep DF
Publicado: 27-jan-2010 - às 12:51


INFLUENZA A

H1N1: vacinação contra nova gripe começa em março

Fonte: Tribuna do Brasil

O Ministério da Saúde iniciou campanha para combater a segunda onda do surto do vírus influenza A H1N1, conhecida também como nova gripe.

Nesta terça-feira (26), o ministro José Gomes Temporão anunciou a compra de 83 milhões de doses da vacina. No Distrito Federal, cerca de 1 milhão de pessoas – divididas nos quatro grupos de risco – serão vacinadas a partir de março.

A primeira vacinação – de 8 a 19 de março – será voltada para os trabalhadores da área da saúde – médicos, enfermeiros, recepcionista, pessoal da limpeza, segurança, entre outros.

“Também estaremos vacinando a população indígena nessa etapa”, disse o ministro.

A segunda fase – de 22 de março a 2 de abril – será focada para as pessoas com problemas crônicos – obesidade grau 3, doenças respiratória, asmática, pulmonar obstrutiva e neuromuscular, pacientes com Aids ou câncer, diabetes mellitus, entre outros – e crianças de seis meses a dois anos de idade.

Este último grupo receberá duas meias doses da vacina com intervalo de 21 dias.

O público-alvo da terceira fase será de adultos de 20 a 29 anos, de 5 a 23 de abril. A quarta etapa focará o idoso. De 24 de abril a 7 de maio, coincidirá com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum.

“Elas serão aplicadas em momentos diferentes”, lembra o chefe do Núcleo de Controle de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, José Edson Pellicano. As gestantes serão vacinadas em qualquer etapa, menos na primeira.

A Secretaria de Saúde do DF definirá os locais de vacinação. Desde o início do primeiro surto, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde já registrou 1.686 casos suspeitos, sendo que 53,3% deram negativo. Atualmente, 27 pessoas aguardam resultados de exame.