TRANSPORTE PÚBLICO
Guará terá nova estação de metrô
Os usuários de transporte coletivo no Guará vão receber em breve mais uma estação do metrô.
Está prevista para março de 2010 a conclusão das obras da nova parada, localizada na altura da QE 24.
A Estação Guará vai ser um ponto de fácil acesso tanto para os moradores do Guará I quanto para os do Guará II.
Ela fica a 900 metros da Estação Feira, uma das mais movimentadas do metrô.
Com a inauguração da obra, o fluxo de passageiros será diluído entre os dois pontos de metrô do Guará e facilitará o acesso aos moradores de outras áreas da cidade.
A expectativa inicial é de que a Estação Guará atenda a um público de 10 mil usuários por dia.
A obra é orçada em R$ 30 milhões e está na fase de escavação e fundação, a etapa mais complexa.
A estação será totalmente subterrânea e em um ponto onde a linha do metrô opera normalmente, o que demanda mais tempo de obra.
De acordo com informações do Metrô/DF, o andamento da construção está em 25%.
Além da estação, está prevista a criação de um centro de comércio e serviços nos arredores, conforme definido no Plano Diretor Local do Guará.
O projeto prevê também a melhoria das condições de acessibilidade e do tratamento paisagístico, com a construção de acessos em vidro, bicicletários e outros benefícios.
Segundo a assessoria do Metrô/DF, a região será totalmente renovada após o término da estação.
Outra melhoria para o transporte será a adaptação da Via Interbairros, que passará ao lado da linha do metrô e facilitará ainda mais o deslocamento dos moradores.
Para o administrador do Guará, Joel Alves Rodrigues, a expansão do transporte coletivo deve acompanhar o crescimento inevitável da cidade.
“É importante que ações de melhoria para a questão do trânsito sejam implementadas para que o transporte possa atender ao aumento natural da demanda”, afirma.
Segundo ele, com a nova estação, mais usuários poderão ser atendidos o que contribuirá com a redução do fluxo de veículos na cidade.
O GDF está investindo na expansão e modernização do metrô e até 2011 deve concluir a Linha 1, com 49,2 km de extensão, 34 estações e frota de 32 trens, podendo atender a 300 mil passageiros por dia.
Além das melhorias no transporte urbano, o metrô emprega atualmente mais de mil trabalhadores com previsão de 150 novos postos de trabalho até 2011.

