CAMPANHA NACIONAL
Saúde do trabalhador
Contee lança Campanha com objetivo de reafirmar importância da valorização do trabalhador em educação e o respeito à sua saúde
Contee
 
						
				Neste início de ano, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), lança campanha nacional pela saúde do trabalhador em educação.
O objetivo é reafirmar a importância da valorização do profissional e do respeito à sua saúde. Afinal, condições adequadas e trabalho têm reflexos também na qualidade do ensino.
A proposta pela criação da campanha surgiu no último Seminário Nacional de Campanha e Negociação Salarial da Contee, realizado em novembro de 2009, em São Paulo.
Isso porque, as ameaças à saúde do trabalhador do setor privado de ensino são recorrentes.
Segundo pesquisa feita pelo Departamento Intersindical e Saúde do Trabalhador (Diesat), em parceria com a Fetee-Sul, sobre a saúde dos professores e técnicos e administrativos que atuam no setor privado de ensino do Rio Grande do Sul, 45% dos professores e 25% dos técnicos e administrativos gaúchos relataram problemas de saúde física ou mental relacionados ao trabalho.
Além disso, 71% dos professores e 55% dos técnicos e administrativos sentiram dores no corpo ao final de um dia de trabalho. Entretanto, apenas 6% se afastaram do trabalho em função dessas doenças.
Com a Campanha, a Contee pretende agregar à luta dos trabalhadores a importante defesa da saúde e de melhores condições de trabalhado para toda a categoria.

