DISTRIBUIÇÃO DE LUCRO
Central apoiará proposta de mudanças na remuneração do FGTS
A Força Sindical divulgou nota oficial nesta quarta-feira (23) anunciando que apoiará a distribuição do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) entre os trabalhadores que possuem contas abertas.
A medida, que está em estudo no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), passaria a distribuir aos cotistas até metade do lucro apurado anualmente pelo Fundo.
“Não podemos mais permitir que a remuneração do Fundo de Garantia seja uma das piores do mundo, ficando abaixo da inflação e resultando em nefastas perdas para o dinheiro, fruto do trabalho de milhões de pessoas que possuem Carteira assinada no País”, diz o texto.
Prejuízos
Assinada pelo presidente da Central, deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho), a nota ressalta que estimativas iniciais revelam que a medida poderá dobrar a remuneração atual.
“Vale registrar que, no ano passado, o FGTS teve lucro de R$ 5,4 bilhões, e que há tempos somos críticos e reclamamos da baixa remuneração do Fundo”, destaca.
O fundo paga apenas 0,25% ao mês mais Taxa Referencial sobre o saldo das contas, menos do que a remuneração da poupança (0,5% mais TR ao mês).
Em 2010, isso representou apenas 3,75%, menos do que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi a 5,91%.

