SERVIÇO PÚBLICO
Reajuste sobre a tarifa de água e esgoto será definido nesta semana
A nova taxa vai vigorar a partir de 1° de março próximo. Adasa quer aumento de 5,91% sobre as taxas pagas pelos brasilienses, Caesb defende elevação de 7,31%
Os moradores do Distrito Federal saberão o valor do reajuste sobre a tarifa de água e esgoto que pagam à Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília (Caesb) até o final desta semana.
Nesta segunda-feira (21), em audiência pública, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) apresentou proposta de elevação de 5,91% sobre as taxas pagas pelos brasilienses.
O diretor da Caesb, Acylino José dos Santos, apresentou a contraproposta da concessionária, que pede um reajuste de 7,31% sobre a tarifa de água.
Até sexta-feira (25), a diretoria colegiada da Adasa vai bater o martelo sobre o percentual de reajuste. A nova taxa vai vigorar a partir de 1° de março próximo.
A elevação na tarifa proposta pela Adasa cobre a inflação de 2010 segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além do reajuste tarifário anual, a Adasa é responsável por analisar a revisão de preços sobre os serviços da Caesb.
A revisão acontece a cada dois anos, e está prevista no contrato de concessão do Governo do Distrito Federal com a empresa pública.
Entretanto, até hoje nenhuma revisão foi realizada, porque a Companhia de Saneamento não apresentou dados sobre o valor de seus ativos requeridos pela Adasa.
A Caesb se comprometeu a fornecer as informações até julho deste ano.

