Saep DF
Publicado: 18-fev-2011 - às 17:36


SINDICALISMO

SAEP cobra regularização em Banco de Horas do HUCB

Representante da instituição diz que não vê problema em dispensar empregado quando não houver atendimentos sem precisar compensar horas

Por: Daiana Lima

DL

Diretores do SAEP Idenes de Jesus (E), e Willian Martins (C), com representantes do HUCB

Após receber várias denúncias de irregularidades no Banco de Horas do Hospital da Universidade Católica de Brasília (HUCB), diretores do SAEP visitaram a instituição e cobraram a regularização das horas dos auxiliares de ensino.

Os diretores do Sindicato Idenes de Jesus Sousa Cruz e Willian Martins de Souza se reuniram com a nova coordenadora assistencial do HUCB, Carla Ulhoa André, que afirmou conhecer o problema e admitiu falhas na máquina de registro do ponto.

"A instituição tem que observar esses casos e regularizar, não pode entrar em outro ano sem zerar as horas do banco. Tem empregado com mais de 120 horas a compensar", ressaltou Idenes Cruz, diretor do SAEP.

Idenes observou também que em casos que o patrão libera o empregado, como feriados, por exemplo, essas horas não devem ser compensadas, pois se trata de liberalidades do empregador, por tanto, não devem ir para o banco negativo.

A coordenadora do HUCB disse que, por ter assumido a função há pouco tempo, ainda vai se reunir com a direção da instituição para tratar caso por caso em relação ao Banco de Horas. Mas garantiu que todas as horas do ano anterior serão zeradas.

"Eu pedi para zerar [o banco de horas], não vai ser descontado e ninguém vai ter que pagar [compensar] nada", afirmou a coordenadora.

Carla Ulhoa explicou que apenas os casos de falta ou horas não justificadas serão analisados, um por um, pela instituição.

"Nesse caso, o funcionário terá que pagar. Todos os auxiliares tem acesso online ao relatório de ponto", disse.

Os diretores do SAEP questionaram como a instituição fará com as horas ´emendadas´ dos próximos feriados.

"Não decido sozinha, mas, entendo que se a instituição não vai funcionar, não terá atendimento, eu não vejo porque não dispensar e não precisar compensar essas horas. Por mim não tem problema", afirmou a coordenadora do HUCB.

É neste sentido que a diretoria do SAEP luta diariamente. Se ainda não foi possível o fim do Banco de Horas, o empregador deve se conscientizar dos direitos e da valorização do funcionário, pois se a instituição não tem expediente, não tem despesas naquele dia, porque os empregados terão que pagar?

O Banco de Horas só interessa ao lucro, pois se apropria da única riqueza que tem o empregado, que é a força de trabalho.

Seminário
Ainda na reunião, os diretores do SAEP comunicaram a representante da instituição sobre o 2º Seminário dos Auxiliares de Ensino do DF, que será realizado no dia 25 de março, no CET da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).

"O 2º Seminário é muito importante para a categoria. Queremos que todas as instituições estejam representadas no encontro. Por isso, é importante que seja liberado pelo menos um representante de casa setor", explicou Idenes Cruz, diretor do SAEP.

A coordenadora assistencial do HUCB, Carla Ulhoa, disse que vai liberar alguns auxiliares da instituição para participar, só precisa fazer o planejamento primeiro de quantos poderá liberar no dia.

"Eu acho muito importante o funcionário participar desse tipo de atividade de formação. Tenho interesse que alguns participem e depois repasse para os que não forem", disse Ulhoa.

A representante da instituição entrará em contato com o Sindicato para informar quantos poderão participará do encontro.

Para mais informações entre em contato com os diretores do SAEP pelos telefones (61) 3034-8685 e 91765902, ou ainda, pelo email atendimento@saepdf.org.br.