PRONATEC
Presidente Dilma anuncia novo programa de acesso à escola técnica
O primeiro pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão da presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (10), foi dedicado à Educação.
A presidenta anunciou a criação de um programa nacional de acesso às escolas técnicas.
"Vamos lançar, ainda neste trimestre, o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) que, entre outras vantagens, levará ao ensino técnico a bem-sucedida experiência do ProUni", disse.
Dilma afirmou que, o bom momento vivido pelo Brasil exige que se invista mais na formação e remuneração de professores, na ampliação do número de creches, pré-escolas, escolas técnicas, universidades, centros científicos e tecnológicos.
A presidenta informou também que o governo está tomando medidas para "corrigir e evitar falhas no Enem e no Sisu" e acelerar a implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Confira abaixo:
Ensino fundamental – "É hora de investir ainda mais na formação e remuneração de professores, de ampliar o número de creches e pré-escolas em todo o país, de criar condições de estudo e permanência na escola, para superar a evasão e a repetência.
E, muito especialmente, acabar com essa trágica ilusão de ver aluno passar de ano sem aprender quase nada".
Ensino médio e profissionalizante – "É hora de fazer mais escolas técnicas, de ampliar os cursos profissionalizantes, de melhorar o ensino médio, as universidades e aprimorar os centros científicos e tecnológicos de nível superior".
Inclusão Digital – "É hora de acelerar a inclusão digital, pois a juventude brasileira precisa incorporar, ainda mais rapidamente, os novos modos de pensar, informar e produzir que hoje se espalham por todo o Planeta".
PNBL – "Estamos acelerando a implantação do Plano Nacional de Banda Larga, não só para que todas as escolas públicas tenham acesso à internet como, também, para que, no médio e longo prazos, a população pobre possa ter internet em sua casa ou no seu pequeno negócio a preço compatível com sua renda".
Problemas no Enem e no Sisu – "O governo está tomando medidas para corrigir e evitar falhas no Enem e no Sisu, pois é fundamental aperfeiçoar e aumentar a credibilidade destes instrumentos, que são muito importantes na avaliação do aluno e da escola e, portanto, na melhoria da qualidade do ensino".
Lema – "País rico é país sem pobreza. Este será o lema de arrancada do meu governo. Ele está aí para alertar permanentemente a nós, do governo, e a todos os setores da sociedade, que só realizaremos o destino de grandeza do Brasil quando acabarmos com a miséria."
"Sem dúvida, essa é uma tarefa para toda uma geração. Mas nós temos determinação para realizar a parte importante que falta, para que a única fome neste país seja a fome do saber, a fome de grandeza, a fome de solidariedade e de igualdade."
"E para que todos os brasileiros possam fazer da educação a grande ferramenta de construção do seu sonho".

