Saep DF
Publicado: 6-jan-2011 - às 16:47
Atualizado: 8-jan-2011


DESRESPEITO AO TRABALHADOR

Faculdade Alvorada afronta SAEP e matém irregularidades

Na tentativa de realizar uma manobra evasiva aos direitos trabalhistas, Faculdade Alvorada envia documento para o Sindicato que resulta no não pagamento do 13° salário dos trabalhadores nos termos da lei

Por: Renato de Souza

reprodução

Em uma tentativa de subestimar o SAEP, nesta sexta-feira (6), a Faculdade Alvorada enviou ao Sindicato um ofício em que confessa o não pagamento do 13° salário, nas datas de 30 de novembro e 20 dezembro de 2010, aos auxiliares da instituição.

A Alvorada tenta adiar o pagamento do 13° salário em três parcelas, sendo os pagamentos para os meses de março, abril e maio.

O documento mostra o desrespeito dos empregadores com a luta do SAEP pela valorização dos auxiliares de ensino.

A possibilidade de parcelar o 13° salário não está previsto em lei, caso o contrário não seria 13° e sim, ironicamente, poderia ser considerado 16°, 17° salário e assim sucessivamente.

O SAEP deixa claro que não apóia e se opõe a tais iniciativas. Em nenhuma hipótese cogita a idéia de aceitar tais termos.

Histórico de irregularidades
Há mais de um ano o SAEP recebe, constantemente, inúmeras reclamações em relação à faculdade e já denunciou à Justiça do Trabalho para que sejam tomadas as providencias cabíveis.

Mas, o que chama a atenção no caso da Faculdade Alvorada é o desrespeito com que é tratado o auxiliar em educação.

Veja algumas das irregularidades apuradas pelo SAEP:

- atraso no pagamento do salário;

- desvio de função;

- pagamento das férias com atraso;

- ausência de deposito do FGTS, que caracteriza apropriação indébita;

- atraso do 13° salário;

- não repasse do INSS; e

- pagamento do salário em atraso, com  a exigência que o auxiliares assinem o documento como se estivesse recebido no quinto dia útil do mês, como determina a CLT.

O SAEP já notificou extrajudicialmente várias vezes a instituição para que estas irregularidades e ilegalidades sejam resolvidas o mais rápido possível em favor dos funcionários.

Neste período de vestibulares, a instituição investe alto em publicidade, abrindo seus cofres para a propaganda em busca de novos alunos.

No entanto não destina parte desse valor arrecadado para regularizar as pendências financeiras com seus empregados, que tem fundamental importância para o funcionamento da faculdade.

O que, para o SAEP, é inaceitável.

A Faculdade Alvorada tem tratado a situação dos auxiliares como se fosse algo menos importante. Mas, todas as denúncias são graves e podem trazer sérios problemas com a Justiça.

O SAEP continuará acionando os órgãos competentes para que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, assim com o cumprimento da CLT e da CCT da categoria.

O Sindicato reforça o espaço para novas denúncias dos trabalhadores que tiverem seus direitos violados, e não medirá esforços para melhorar a qualidade do trabalho de toda a categoria.

Colega auxiliar denuncie!

Entre em contato com o SAEP pelos número (61) 3034-8685 e 9176-5902, ou pelo email atendimentosaep@saepdf.org.br.