Saep DF
Publicado: 6-jul-2010 - às 17:7


PLANO ESTRATÉGICO

MPT se propõe mediar reivindicações do SAEP

Procuradores pedem documento com demandas da categoria para que seja fiscalizado pelo órgão

Por: Daiana Lima

DF

Procuradores do MPT, Luis Paulo Villafane e Daniela Varandas; e diretor financeiro do SAEP, Idenes de Jesus

Em visita ao SAEP, na última terça-feira (29), os procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT), Daniela de Morais Varandas e Luis Paulo Villafane Gomes, reunidos com os diretores do Sindicato Idenes de Jesus Cruz e Mário Lacerda, se colocaram disponíveis para atuar em função dos interesses da categoria.

"Queremos conhecer o Sindicato, a realidade da categoria. Estamos abertos a receber denuncias a ouvir os problemas do SAEP e a mediar as negociações coletivas", afirmou a procuradora Daniela Varandas.

Este trabalho que o MPT realiza é em razão do Planejamento Estratégico do órgão, iniciado em agosto de 2008.

"O MP quer atuar em função do interesse público. A gente quer realmente atuar como parceiros, queremos fazer valer o nosso poder de atuação", ressaltou Varandas.

Reivindicações da categoria
Os diretores do SAEP Idenes de Jesus e Mário Lacerda agradeceram o interesse e o apoio dos procuradores do MPT em relação às reivindicações do Sindicato.

Em seguida, eles apresentaram algumas das lutas do SAEP pela valorização da categoria.

"A rotatividade em nossa categoria é muito grande. Existe a dificuldade da valorização do auxiliar de ensino, da filiação ao Sindicato e do acesso dos diretores do SAEP e a categoria", explicou Lacerda.

Os representantes do MPT disseram que a liberdade de acesso do Sindicato à categoria é interesse do órgão. "Essa é uma de nossas bandeiras, combater as práticas anti-sindicais", disse Daniela Varandas.

Idenes de Jesus, diretor do SAEP, falou também sobre o anseio da categoria pelo auxílio alimentação, direito ainda negado pelo empregador. "O trabalhador fica o dia todo na instituição e não tem direito à alimentação".

Os procuradores do Ministério Público do Trabalho pediram aos diretores do SAEP que façam um documento elencando as reivindicações da categoria, para que seja fiscalizado e mediado pelo órgão.