Saep DF
Publicado: 5-nov-2010 - às 19:3


AÇÃO SINDICAL

SAEP discute acordo coletivo com auxiliares do Unicesp

Diretores do Sindicato defendem criação de Cipa na instituição

Por: Daiana Lima

DL

Reunião do SAEP com os auxiliares de educação do Unicesp do Guará

Após reunião com a direção das Faculdades Integradas Unicesp, a diretoria do SAEP se reuniu com os auxiliares de administração escolar da instituição para discutir a minuta de Acordo Coletivo de Banco de Horas negociada com a faculdade.

Foram realizadas reuniões nos três campi do Unicesp. Na última quinta-feira (4), o documento foi apresentado para os trabalhadores do campus do Recanto das Emas. Nos dias 28 e 29 de outubro os diretores do Sindicato se reuniram com os auxiliares dos campi Guará e Taguatinga, respectivamente.

"A maioria dos auxiliares desconhece o acordo do Banco de Horas. Queremos saber a opinião dos trabalhadores e que todos possam conhecer o documento", disse o diretor do SAEP Mário Lacerda.

Lacerda explicou que, embora o Sindicato seja contra o Banco de Horas, o acordo coletivo do Unicesp é muito justo.

"Somos totalmente contra o Banco de Horas na forma que ele é usado hoje pela maioria das instituições. Nós somos a favor da hora-extra remunerada".

O diretor disse, também, que este é um dos motivos de se ter Sindicato, para negociar acordos para a categoria com o empregador.

"Quem é que negocia isso? É o trabalhador na sua instituição? Não. É uma instituição chamada Sindicato."

Filiação
Os diretores do SAEP ressaltaram que, para garantir mais direitos e melhores condições de trabalho, o Sindicato precisa ser fortalecido.

"E como é que se fortalece essa estrutura? É com a filiação. É preciso fortalecer o movimento de luta por nossos direitos. Só com a filiação poderemos avançar", disse o diretor do SAEP Mário Lacerda.

O diretor do Sindicato chamou a atenção para a importância de o trabalhador se organizar dentro da instituição de ensino, não só com a filiação, mas, participando do Sindicato também.

Auxílio-alimentação
Diante dos vários pedidos do direito ao auxílio-alimentação, questão relevante para a categoria, Mário Lacerda, diretor do SAEP, explicou que esta reivindicação é importantíssima para o Sindicato.

"O auxílio-alimentação está sempre na pauta de reivindicações que o SAEP negocia com o Sindepes [sindicato patronal], e este direito ainda nos é negado. Agora eu pergunto: o Sindicato conseguirá isto sozinho? Não. É preciso a filiação para fortalecer o SAEP. Sem isso, não conseguiremos".

Cipa
O diretor financeiro do SAEP, Idenes Cruz, levantou a questão de ainda não haver Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) no Unicesp, instituição com mais de cem empregados.

"O Sindicato apóia a criação da Cipa, pois é extremamente importante para fiscalizar as relações de trabalho dentro da instituição", disse Idenes.

Outro ponto relevante discutido pelo diretor financeiro é a questão da sustentação financeira do Sindicato.

"Quem mantém essa estrutura é o trabalhador por meio da filiação. Precisamos fortalecer o Sindicato que trabalha para conquistar direitos para a categoria", ressaltou o diretor.

O SAEP coloca disponível para todos os auxiliares de educação do DF assessoria jurídica na área trabalhista, civil, penal e família; além dos serviços de homologação, jornal, site e diretores sindicais trabalhando pela categoria.

Para fazer alguma denúncia, reivindicação ou esclarecer dúvidas com os diretores do Sindicato, encaminhe seu email para atendimento@saepdf.org.br, ou entre em contato por meio dos telefones 3034-8685 ou 9176-5902.