Brasília, sexta-feira, 20 de maio de 2011 - 12:37
AGENDA COMUM
Reforma política: após debate com os partidos, Lula chama as centrais
Fonte: Portal Vermelho
PT escolheu o ex-presidente para intermediar as negociações entre partidos e as organizações
Longe do Palácio do Planalto e empenhado em continuar participando ativamente da política nacional, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou as centrais sindicais para discutir uma proposta conjunta de reforma política a ser defendida no Congresso Nacional.
O encontro vai acontecer no dia 27 de maio no Instituto Cidadania — organização não-governamental que Lula voltou a dirigir após deixar a Presidência.
Embora o assunto ainda não seja prioridade no Congresso, partidos e entidades da sociedade civil começam a se mobilizar em torno do tema.
As centrais já participam do fórum de fundações, partidos de esquerda e entidades progressistas que, desde dezembro, debatem a reforma política. O objetivo do fórum também é construir uma agenda programática comum.
Até o momento, há sete consensos firmados: pelo financiamento público; pelo voto em lista; pela fidelidade partidária e programática; pelo voto obrigatório; pela flexibilização das exigências para apresentação e tramitação de leis de iniciativa popular; contra candidaturas avulsas; e contra a cláusula de barreira e o voto distrital.
Os participantes do fórum enfatizam a necessidade de esclarecer os pressupostos de uma "reforma política democrática", que ajude a "ampliar a consciência da sociedade", "avançar o sistema eleitoral", "corrigir o sistema proporcional" e "aperfeiçoar a democracia participativa".
Nas palavras de Nilmário Miranda, da Fundação Perseu Abramo, "precisamos de reforma política porque o Congresso não representa a sociedade real".
Na última segunda-feira (16), representantes do PT, PSB, PCdoB e PDT se reuniram com Lula para promover uma articulação política unificada para defender propostas consensuais.
No mesmo dia, o presidente do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), se encontrou com o ex-governador José Serra, que insistiu, em vão, na implantação do voto distrital nas eleições de 2012 para municípios com mais de 200 mil habitantes.
Últimas notícias
Estudantes do Guará terão cursinho pré-Enem pago com recursos da União
17/7 - 12:20 |
Lula veta projeto aprovado pelo Congresso que aumenta número de deputados na Câmara
17/7 - 12:9 |
Imprensa estadunidense repercute criticamente decisão de Trump de sobretaxar produtos brasileiros
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha
15/7 - 16:31 |
Presidente do SAEP assume mandato na Diretoria Plena Efetiva da Contee
Notícias relacionadas
Lula veta projeto aprovado pelo Congresso que aumenta número de deputados na Câmara
17/7 - 12:9 |
Imprensa estadunidense repercute criticamente decisão de Trump de sobretaxar produtos brasileiros
15/7 - 14:30 |
Distribuição de renda no Brasil retrata desigualdades racial e de gênero
12/6 - 10:24 |
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
3/6 - 16:3 |
A anistia aos golpistas é teratológica