Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, segunda-feira, 16 de janeiro de 2023 - 20:50      |      Atualizado em: 24 de janeiro de 2023 - 19:34

100 ANOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL


Por: Por José Geraldo de Santana Oliveira*     |    

Pavão misterioso, pássaro formoso
Tudo é mistério nesse teu voar
Mas se eu corresse assim
Tantos céus assim
Muita história eu tinha pra contar

Os belíssimos e poéticos versos da epígrafe abrem a encantadora música “Pavão Mysteriozo”, do cantor Ednardo, gravada em 1974, e que encerra vários simbolismos, dentre esses brado contra a ditadura militar de triste memória, à época ainda a pleno vapor, perdurando-se até 1985.

Com a devida licença do cantor Ednardo e de sua imortal música, tomam-se, aqui, os citados versos dessa para buscar dar a exata dimensão da Previdência Social, que acaba de completar seu primeiro centenário no Brasil. Aos 24 de janeiro de 1923, foi aprovado o Decreto Legislativo 4.682, que passou para a história como Lei Eloy Chaves e que, salvo uma ou outra controvérsia, por conta de esporádicos e restritos dispositivos legais que a antecederam (o que não abala seu significado e seu extraordinário papel na transformação social), constitui-se no primeiro grande marco legislativo de construção dessa política pública de primeira grandeza.

Política pública, que, aliás, como é sobejamente comprovado pelos exitosos 100 anos de sua história, foi e ainda é a mais ampla e significativa correção de desigualdades e de inclusão social.

Ao contrário do pavão misterioso, a Previdência Social nada carrega de mistério. Nessa, derramam-se, isto sim, inclusão, bem-estar e justiça social, sendo ao longo de sua inapagável construção, a pedra de toque que diferencia a dignidade da miséria.

Como o pavão misterioso, a Previdência Social corre muitos chãos, fazendo-se presente nos 5.570 municípios brasileiros, representando, em mais de 4.100 desses, a principal fonte de riqueza na mola propulsora do seu desenvolvimento social.

Ou seja, esses municípios são movidos pela Previdência Social, que lhes injeta mais recursos que o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Sem essa, com a dimensão que ainda tem, a realidade desses municípios seria semelhante àquela descrita por Monteiro Lobato em seu instigante livro “Cidades mortas”, de 1919: “Ali tudo foi, nada é. Não se conjugam verbos no presente. Tudo é pretérito”.

Do mesmo modo que o pavão misterioso, a Previdência Social tem muita história para contar. Pode-se afirmar, sem nenhuma dose de exagero, que essa tem o Brasil para contar. Não fosse sua existência, sua dimensão, suas largas mãos inclusivas, o Brasil seria um tristíssimo oceano de miséria e de indignidade.

A garantia de que nenhum benefício previdenciário seja inferior ao salário mínimo e a de preservação de seu valor real, que só se concretiza com a correção anual pelo INPC/IBGE, representaram e representam a diferença entre a miséria e a dignidade para nada menos que 36,5 milhões de brasileiros/as. Esse é o número atual de aposentados/as, pensionistas e beneficiários/as do BPC (Benefício da Prestação Continuada), dos quais mais de 25 milhões correspondem a 1 salário mínimo.

Não obstante essa continental dimensão, em seus múltiplos aspectos, faz-se imperioso registrar, com forte grau de desolação, que, paradoxalmente, como quase tudo que envolve a política brasileira, os primeiros 75 anos de existência — 1923 a 1998 — foram de sua consolidação, ampliação e universalização, culminando com a vastidão que lhe deu a Constituição Federal de 1988.

Já os últimos 25 anos, ao reverso, trazem a marca de periódicos, certeiros e deletérios ataques às suas estruturas pelas emendas constitucionais 20/98, 41/03, 47/05 e 103/19, a mais letal de todas, que faz erodir suas até então sólidas bases, com incalculáveis danos aos/às segurados/as, no presente e principalmente no futuro.

Por tudo isso, ao tempo em que o centenário da Previdência, obrigatoriamente, tem de ser festejado e elevado ao panteão da história brasileira, urge que se empenhem esforços, com a dimensão do Brasil, para que as bases implantadas pela CF de 1988 sejam constitucionalmente reconstruídas, o que demanda o sepultamento definitivo dos principais nefastos comandos da EC 103/19. Isso é imprescindível para que não ocorra, em breve e de forma duradoura, aquilo que caracteriza a citada obra de Monteiro Lobato, repita-se: “Ali tudo foi, nada é. Não se conjugam verbos nos presente. Tudo é pretérito”.

Vivas e vida longa à previdência social.

*José Geraldo de Santana Oliveira é consultor jurídico da Contee









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com